contato@blackredsistemas.com.br Patos -PB
Siga-nos:

O que é um servidor?

Um servidor é um computador equipado com um ou mais processadores, banco de memórias, portas de comunicação e ocasionalmente, alguns sistemas para armazenamento de dados como hard disk internos ou SSD. Desta forma podemos definir, que um servidor como qualuqer solução tecnológica com a capacidade para executar programas de forma centralizado, além de armazenar e compartilhar arquivos, administrar filas de impressão e prestar vários tipos de serviços para vários computadores, através e uma rede local ou remota.

Servidores windows e linux

Qual a import√Ęncia de um servidor em sua empresa?

~# DISPONIBILIDADE DE ACESSO:
Um servidor em uma empresa centraliza o armazenamento de dados e facilita o seu acesso em toda a empresa. Em institui√ß√Ķes que n√£o t√™m um servidor, os computadores s√£o ligados diretamente entre si, o que causa necessidade de deixar todos eles ligados para se ter acesso a cada m√°quina. Sendo assim resulta em um disperd√≠cio de energia el√©trica, al√©m disso os arquivos compartilhados entre os computadores ficam expostos a qualquer pessoa que estiver conectado na mesma rede.
~# AGILIDADE PARA EXECUTAR OS PROCESSOS:
Quando n√£o tem um servidor, as informa√ß√Ķes da empresa ficam espalhadas por locais diferentes, sendo assim tendo mais trabalho para encontrar os arquivos. Al√©m disso a rapidez para detectar problemas na rede ou em processos de execu√ß√£o, falhas de arquivos etc. √© muito maior usando um servidor onde centraliza as opera√ß√Ķes.

montagem e configuração em servidores

~# F√ĀCIL GERENCIAMENTO:
Um servidor em uma empresa permite ao gestor de TI gerenciar toda a rede; atrav√©s do serevidor √© poss√≠vel verificar se todos os computadores est√£o rodando a √ļltima vers√£o de software, por exemplo. Em sistemas que rodamdiretamente do servidor; como antiv√≠rus e aplica√ß√Ķes; a atualiza√ß√£o √© √ļnica e autenticada em todos os computadores da empresa.

~# SEGURANÇA DE DADOS:
O servidor que controla uma rede interna √© respons√°vel por fazer controles de permiss√£o e de acesso dos arquivos nele contidos; ou seja o administrador pode configurar quais colaboradores poder√£o acessar os dados estrat√©gicos da empresa e quais n√£o; al√©m da permiss√£o de acesso tamb√©m pode se configurado v√°rias outras op√ß√Ķes como por exemplo; vizualizar, editar, excluir etc.
Essa centraliza√ß√£o de dados e de opera√ß√Ķes tamb√©m facilita as pr√°ticas de backup. Ou seja a penas os dados do servidor precisam ser salvos; evitando que cada usu√°rio tenha que fazer seu backup separadamente, sendo assim a empresa acaba economizando tempo e recursos.
Não podemos esquecer da proteção contra vírus e ransomwares, os antivírus modernos que foram feitos para empresas são instalados e configurados no servidor da empresa controlando todos os dispositivos que estão conectados na rede; pois do contrário, cada computador teria que ter seu próprio antivírus.
Ter um servidor na empressa √© o caminho mais eficaz para gerenciar processos tecnol√≥gicos, facilitando as rela√ß√Ķes, trazendo seguran√ßa economizando processos e recursos.

~# TIPOS DE SERVIDORES:

  • Servidor de aplica√ß√£o ou application server;
  • Servidor de arquivos;
  • Servidor de banco de dados;
  • Servidor de m√≠dia;
  • Servidor de e-mail;
  • Servidor FTP
  • Servidor proxy;
  • Servidor web.

Fale conosco agora!

Converse agora mesmo com um de nossos analistas para tirar d√ļvidas, para uma breve consultoria ou at√© mesmo para um or√ßamento sem compromisso!ūüėé